Aos cuidados de:

Bob Luiz Botelho
5 min readApr 27, 2023

--

Oi, Bob, ou melhor, oi Luiz Fernando, tudo bem?
Aqui é o Luiz Fernando de 2022. Recebi sua carta de 2012 aqui em 2022 (ou pelo menos o que conseguiu se preservar dela) e queria dizer que te li com o coração cheio de emoções.

Antes de mais nada quero agradecer a você por ter me escrito! Obrigado por sua coragem e sua vulnerabilidade… Obrigado por cada palavra que você escreveu por códigos na confiança de que em 2022 eu te leria e lembraria com precisão sobre o que você quis dizer. Gosto de saber que você confia em você! Sabe, quando você me escreveu, você tinha certeza que eu te leria, mas eu te escrevo sabendo que essas palavras nunca alcançarão você em 2012, então quero que saiba que te escrever é uma experiência diferente da sua.

Nesse momento, na verdade, é 2023 e eu te escrevo daqui de La Paz, na Bolívia! Você não está morando aqui, mas está em uma “viagem missionária” (eu jajá te explico as aspas), em um Congresso Internacional que discute direitos humanos e justiça. Você é um Membro Associado das Nações Unidas para temas de Religião e esse ano você tem na sua agenda 5 viagens para Nova York, além dessa que você está fazendo pra Bolívia e também Colômbia, México e Holanda. Você viaja o mundo e sua estola sacerdotal está sempre na sua mochila (sua gola clerical também). Você é Reverendo e foi ordenado em uma cerimônia linda em 2020! Seu casamento é incrível e embora você ame viajar, voltar pra casa e pra sua família é sempre a melhor parte! Vocês também viajam em casal, não apenas para ministrar juntos mas pra descansar e mesmo não ficando em hotéis caros, você sempre dorme melhor e descansa mais quando não dorme sozinho!

Sabe, Luiz, lembro quando você escreveu sua carta e o quanto você sentia intensamente angústias que eram escondidas pelo seu jeito extrovertido e intenso de ser e viver. Você ainda é intenso e extrovertido, mas hoje você não esconde mais nenhuma angústia contigo! Finalmente tudo se resolveu e o Deus da paz dissipou toda treva e toda maldade que te custou noites em claro! Sei que você não gostava de dar nome a isso, inclusive durante esses anos você vai conhecer um autor chamado “Henri Nouwen” com quem você vai se identificar muito e você vai usar por bastante tempo o termo dele que é “angústia silenciosa da alma” ou “noite escura da alma”. O que eu posso dizer é que sua dor e ferida vão ser instrumento de cura pra muita gente… mais gente do que você possa imaginar! Sua profecia de infância vai se cumprir… O caminho da fé inabalável vai passar por uma fé que se torna mais forte cada vez que se abala e permanece. Seu relacionamento com Deus vai ficar cada vez mais profundo e prepare-se, você vai conhecer uma dimensão da Trindade que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais chegou ao coração do homem” (ICo2:9).

Talvez seja importante você saber que eu aqui em 2023 gostaria que seu caminho até esse momento fosse menos doloroso. Infelizmente muita dor vai habitar sua juventude-adulta… Mas, hey, quando a dor parecer insuportável e você quiser desistir, outra boa companhia vai ser aquele louvor que diz “nunca houve noite que pudesse impedir o nascer do Sol e a esperança e não há problema que possa impedir as mãos de Jesus pra me ajudar”. O Sol vai nascer na sua vida, Luiz, sua “noite escura da alma” vai passar e depois disso você vai ser instrumento para fazer o Sol nascer na vida de muita gente! Eu tenho muito ORGULHO de você!

Gosto muito de falar de você aqui em 2023… Falo sempre sobre sua Integridade e Lealdade e o quanto esses valores são caros a você e ao seu caráter! Você vai ser admirado por isso, mas também será rejeitado e em alguns casos até detestado por isso. Seu esforço em sempre tentar construir espaços e projetos horizontais, coletivos, amplos, vai sim te render dores e golpes, mas a maldade não tem a palavra final! As utopias no seu coração vão ser lapidadas e sei que você vai olhar pra trás e pensar que você mudou muito e seus valores parecem ser diferentes, mas acredite: sua essência sempre esteve e estará ali!

Eu pensei tanto em te escrever um texto contando tudo e cada detalhe e as vezes, saber que você não vai conseguir ler essa carta me faz sentir um ímpeto em te contar aí em 2012 que você vai se tornar quem é com todos os detalhes. As vezes penso inclusive que escrever isso aqui pra você pode soar meio presunçoso, tentando te redimir do protagonismo da sua própria história e da beleza, ainda que dolorosa e em meio a tanta violência, do seu processo! Em primeira instância e em última análise, escrever pra você é escrever pra mim e saber que você não vai conseguir ler essa carta me conforta em poder dizer pra você (ou pra mim?) que, cara, se tem uma coisa que você não deixou de ser, foi o protagonista da sua própria história! E um protagonismo participativo, coletivo, colaborativo, cooperativo!

Quero escrever uma nova carta pra mim mesmo em 2032 e não espero que eu cumpra as metas e sonhos de 2022… Mas quero dizer pro Luiz de 2012 que 20 anos se passaram e o amor, carinho e admiração por ele continuam intactos!

--

--

Bob Luiz Botelho

Missionário por motivos de força maior. Reverendo e pastor na Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA-Brasil). Fundador do Evangélicxs Pela Diversidade