Esquizofrenia, pedaladas fiscais, defenda nossas crianças e o prazer que o meu corpo pode causar… AHh, isso é também um sermão bíblico

Bob Luiz Botelho
22 min readJun 27, 2021

--

OBS1: Sim o título é grande e cansativo de ler. Eu também to cansado, então hoje não tá?!

Eu realmente espero que vocês se sintam importantes com esse texto! Sério, de verdade! Espero que, ao lerem (e sei que vocês NÃO VÃO LER), vocês saibam como vocês, sem sequer imaginarem que eu existo, são capazes de tirar meu sono por uma noite inteira, mesmo eu estando medicado e me fazer levantar 06:40 da manhã sem qualquer alarme me despertar pra isso!

E aí, tão felizes? Porque, sério, é a única alternativa que faz sentido… … Tá, vamos respirar e tentar organizar as ideias aqui.

Bom, eu to chegando agora né?! Vamos de apresentação? Eu sou Bob Luiz Botelho, 27 anos daqui uma semana, teólogo, acadêmico de Geografia, pastor, reverendo, trabalho como missionário numa organização que tá na ONU e na OEA e defende direitos humanos. Bonito né?! Seria… se… … Eu não fosse gay… AHh e se a organização que eu trabalho fosse uma organização LGBT que combate o fundamentalismo religioso que tá tentando boicotar (inutilmente) o Burger King dizendo que as crianças estão ameaçadas, massssss, fundamentalismo esse que ficou bem em silêncio com a morte de Keron Ravach, de 13, anos. A travesti mais jovem que se tem relatada a morte no Brasil.

Inclusive, Escola da Grande Recife, concordo com o título do post no Instagram de vocês (apenas com o título) NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SOB ATAQUE. Keron era aluna de vocês? Porque ela não resistiu aos ataques! Eu sei que Keron não era aluna de vocês. Não só porque Ceará não é tão perto assim da região de Recife, mas porque eu acho que vocês se recusariam a chama-la pelo nome né?! Mas viu, me conta aqui… o adolescente que ATEOU FOGO numa Travesti de 40 anos de idade aí na mesma região de vocês, grande Recife, sabe?! Ele estuda onde? Bom, graças a Deus, o ECA ainda funciona e o caso segue sob segredo de justiça. Não sabemos (nem saberemos) nome, idade, escola, família! Aliás eu defendo isso viu?! O direito tem que ser igual a TODAS AS CRIANÇAS, inclusive esse adolescente que ateou fogo! Que se mantenha o sigilo! Faz assim, alguém conta pra Keron que ela tem o mesmo direito, por favor! Ou tinha… Vamos fazer assim, aí no Recife: VAMOS DEFENDER NOSSAS CRIANÇAS! Inclusive aquela de 10 anos que tinha DIREITO CONSTITUCIONAL de fazer Aborto legal e TER SIDO MANTIDA EM SEGREDO DE JUSTIÇA. Viu, alguém da Escola foi na porta do hospital chama-la de assassina? Porque foi aí em Recife né?! Concordo com o título, NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SOB ATAQUE!

Tá, me apresentei, né?! Não plenamente ainda… Tenho uma novidade que requer festa!

Eu casei! E eu to MUITO FELIZ casado! Lua de mel, sabe? A gente tá levando café na cama, a gente tá decidindo as cores das paredes do apartamento e estamos recebendo as primeiras coisa do chá de casa nova. Vai ter que ser online, infelizmente, mas faz parte né?! Eu sigo com crises na autoimagem e fico pensando como Gui é melhor do que eu, que ele cuida de mim melhor do que eu cuido dele, que ele é mais dedicado nas coisas de casa, etc… Mas é isso, né?! O espinho na carne que nos aproxima de Cristo não é nos amarmos. Na verdade Deus ama, celebra e festeja o nosso amor. Ele se manifesta no nosso amor! Se manifesta a nós (um com o outro) e através de nós (com o #OrgulhoLGBT que temos de expor ao mundo nosso amor). O espinho na carne que temos é esse imenso e gigante desejo de transformar nossa relação numa disputa de poder e num ranking (Foucault, tá tudo bem aí?). O desejo de comparar quantos cafés na cama ele fez e quantos eu fiz e me sentir mal porque fiz menos… O desejo de ver quem foi mais paciente, mais respeitoso, mais isso ou aquilo… Não é sobre isso! A luta contra a carne é constante. Não estou disputando poder com meu esposo! Somos IGUAIS — nesse sentido, sermos um casal de homens gays (cis) ajuda porque nenhum de nós foi previamente designado pela religião como submisso ou como auxiliador, né?! — e por sermos iguais, nos recusamos a entrar nesse lugar de disputa entre nós! Minha luta é fazer do meu casamento um lugar de serviço, amor, cooperação e cuidado sem que isso se torne um STOP (Adedonha pra alguns) pra ver quem preencheu mais palavras e ganhou mais pontos. Bom, meu esposo é incrível! Ele é mais velho do que eu, tá bem resolvido com as coisas e faz terapia. Aliás, ele é Psicólogo também, tá, gente?! Se vocês precisarem de terapia (e não forem amigos próximos ou parentes), podem procura-lo, eu passo contato!

Mas tá, então, galera, não sou bom com títulos, ok?! Aliás, não sou bom e muitas coisas… Mas, de qualquer forma, eu falei que isso aqui é um sermão então vamos falar de Bíblia. Na igreja que eu sou Reverendo a gente tem uma dinâmica muito interessante que é fazer o sermão sempre dialogando um texto da Bíblia Hebreia (Antigo Testamento) com a Bíblia Cristã (Novo Testamento), então a exposição bíblia é sempre sobre o diálogo desses dois textos. É um desafio pra mim, mas eu gosto muito desse tipo de desafio. Bom, eu gosto mais de desafios assim do que o desafio de viver (e me manter vivo) numa cidade que tem serial killer, que mulheres LBT’s recebem 14 tiros e tal… #JustiçaPorAnaPaulaCampestrini. Descansa em paz, amiga, você combateu o bom combate enquanto pode. Continuaremos combatendo por você…

Tá, bíblia…

1 Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.
2 Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia!
3 Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.
4 Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.
5 Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.
6 Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica!
7 No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.
8 Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
Salmos 86:1–8

Eu amo que o texto começa com “Inclina os teus ouvidos” , que sugere um pedido de atenção direcionada. Não é como se Deus tivesse algum déficit auditivo e como se inclinar os ouvidos fosse mudar alguma coisa. A expressão quer dizer “preciso de atenção”. Revela carência, vulnerabilidade… Como quando estamos em um aconselhamento pastoral e decidimos (intencionalmente ou não), mostrar pra pessoa (sem dizer nada) que estamos guardando o celular pra dar atenção a ela. Daquelas pequenas atitudes que configuram o chamamos de metalinguagem.

Na verdade, os sentidos humanos estão no campo do córtex e é interessante porque, via de regra, os sentidos estão longe do alcance racional do ser humano. Percebam, ninguém pode “desver” ou decidir “desativar a visão”. Fechar a pálpebra não é desativar a visão. Na verdade a pálpebra (e todo ornamento ocular, como cílios, sobrancelha, etc) não é para você não ver, mas pra proteger o olho para que ele continue vendo. Mesmo com “os olhos fechados”, a visão continua percebendo sensações de luz e sombra, por exemplo (olhos fechados na praia durante o verão causa uma sensação diferente de olhos fechados no quarto escuro minutos antes de dormirmos). Os outros sentidos seguem a mesma lógica. Ninguém decide intencionalmente “não sentir aromas e cheiros” a e menos que prenda a respiração, mas perceba que não respirar não é bem um mecanismo focado em “desativar o olfato”. Qualquer coisa que entre em contato com sua língua automaticamente vai começar a ser codificado a partir dos sabores.

Yu-Fu Tuan, um geógrafo japonês que escreve sobre Geografia da Percepção, descreve no seu livro “Topofilia” sobre como o “espaço geográfico” não é uma coisa em si, mas é, antes de mais nada, algo sentido e percebido a partir dos sentidos e por isso, vai ter “dimensões e significados” diferentes de acordo com o sujeito que experimenta esse espaço.

Nós não cremos em um Deus que não sabe ouvir. Ele ouve. Mas as vezes, nosso coração atravessa uma angústia em que faz sentido, mesmo sabendo quem Deus é, clamar “Inclina Teus ouvidos”. Esse se dedica muito em descrever o caráter de Deus e quem Deus é, mas na verdade ele é um salmo que revela a vulnerabilidade de quem escreve e que, em seu clamor, se permite referir-se a Deus no imperativo. Deus, inclina teus ouvidos pro clamor do Brasil. Faz #JustiçaPorAnaPaulaCampestrini. Eu até sei que você não tá alheio a esse caos todo. Mas nesse momento, meu coração se encontra angustiado e por isso eu quero te pedir. Guarda minha vida (v.2). Guarda a vida do meu esposo. A gente sabe quem você é, foi você que nos salvou da morte quando tentamos acabar com nossas vidas por sermos LGBTs, então salva-nos… novamente… e novamente… e novamente… (v.2)

Senhor, nós clamamos a ti sem cessar. Estamos cansados! (v.3) Tem misericórdia de nós. Eu só queria descansar um pouco, sabe? Eu queria ter alegria, mas olha o que tá rolando no Brasil (v.4). Alegra nosso coração porque a gente eleva nossa alma a Ti (v.4).

Então, embora agora eu escreva aqui (afinal de contas, ter blog é muito “cringe” e mesmo isso aqui sendo nada mais nada menos do que um BLOG, a gente diz que aqui é legal de escrever), eu sempre tive um BLOG e lá em 2015 eu falei sobre o diagnóstico que recebi de Esquizofrenia. Muitos de vocês lembram e tá lá no post pra quem quiser ler.

Tudo o que existe no mundo real existe porque é percebido e sentido através do sistema cognitivo e dos aparelhos sensoriais. As coisas existem porque você consegue ouvi-las, tocá-las, vê-las, sentir cheiro, etc… … Isso faz o mundo concreto ser o que é! Todas as outras coisas que existem, como sentimentos, emoções, ideias, entre outras coisas, são consideradas coisas abstratas!! O vento é real e concreto porque sente com o toque dele no seu corpo e porque o aroma da comida é sentido pelo olfato. Um bolo é real porque você sente tocar e porque se você mastigar você sente o sabor. Um travesseiro é real porque você sente o toque dele e se você bater nele com força o impacto do toque vai fazer barulho.

Bob, o que isso tem a ver com esquizofrenia?

Bom, as pessoas são reais na sua vida porque você consegue ouvir uma pessoa (não só a voz, mas também se ela bater palma ou pular com força no chão), você consegue tocar uma pessoa, você consegue ver uma pessoa. A esquizofrenia é uma disfunção no sistema cognitivo de uma pessoa de modo que ela passa a ouvir vozes e toma por existente e real a presença das vozes, mesmo que os outros aparelhos sensoriais (tato, visão, etc) não consigam completar essa função de existência. Nesse momento eu gostaria de pedir que você descontruísse todos os conceitos de filme que você tem de que uma pessoa esquizofrênica ouve vozes dentro da mente e ela fica ecoando e blablablá… Esquizofrenia é ouvir a voz como quem ouve o som que sai da tela preta chamada TV. Pelo menos é assim que tem sido comigo!! Eu não li grandes livros e grandes teóricos que abordam o tema, não sei se é sempre assim, se tem regra ou se tem uma classificação específica. Sei que a esquizofrenia acontece por diversos motivos, um deles é a exposição a um grande período de intenso desgaste somado a rompantes emocionais abruptos. A esquizofrenia é um problema de ordem cognitiva que pode ter uma justificativa fisiológica ou emocional. O uso do medicamento e o acompanhamento terapêutico deve fazer parte do tratamento

[…]

O atestado e a receita da psiquiatra não deixam negar. CID 10 F20 é o nome técnico, também conhecido como esquizofrenia. Esse é o meu diagnóstico, é contra isso que estou lutando todos os dias. Durante o tratamento, descubro que também estou com crise nervosa, surto de ansiedade e depressão profunda. É hora de fazer terapia, encontros semanais, toda quinta-feira de manhã.
Me encontro no olho de um furacão, quanta coisa aconteceu em tão pouco tempo. Coisas tão profundas e pessoais que não cabem nas palavras que aqui se fazem públicas. Fui afastado de todas as atividades. Estou passando o dia na cama, lutando com todas as forças pra controlar os surtos, acalmar meus ânimos e pra tentar ficar bem.

SOBRE ESQUIZOFRENIA, NOEMI E O DIREITO DE VIVER A ANGÚSTIA, Novembro de 2015, blog Pessoal
Autor: Bob Luiz Botelho

Tá, em 2021 eu sei que tem vários “erros conceituais e teóricos” no que eu disse ali em cima, mas eu lembro de 2015 e eu lembro do que eu vivi enquanto escrevia isso.

Agora eu queria te fazer uma pergunta: Quem aqui sabe me dizer o que é pedalada fiscal? Não, é sério! Você sabe me dizer o que é pedalada fiscal em termos fáceis, sem muita enrolação? Tipo, numa boa, sabe? Sem falar palavras difíceis que talvez vc nem sabe o significado. A expressão “crime de responsabilidade” é o que? Assim, em termos concretos! Porque, veja… Todo crime, tem um responsável né?! Se não tem responsável é um desastre, acidente, mas a gente diz CRIME quando alguém é responsável por esse desastre. E aí, o que é pedalada fiscal? O que é crime de responsabilidade?

Sabe, como paciente psiquiátrico, essa coisa de dizer que as coisas “SÃO” é muito difícil. Eu sempre prefiro falar que “é como eu percebo” ou “é como me soa”. E olha, não é nem por uma questão de Comunicação Não-Violenta (embora eu seja moderar e facilitador de CNV), mas é por questão de autocuidado mesmo. “Ele é assassino”, ou “ele é maldoso” ou “nossas crianças estão sob ataque” me custam muito porque a narrativa é tão real, né?! Veja, você pega o texto da Escola e o post da Pastora Tati Joslin de Ponta Grossa e real oficial faz parecer que existe algo MUITO CONCRETO! A sensação de verdade é muito forte! De realidade mesmo sabe? Imagina só, um grande movimento LGBT global, rico, cheio de dinheiro, articulado, com influência no mundo inteiro e que comanda a mídia que tá incidindo nas crianças pra que elas sejam LGBTs, destruam as famílias e UAL, QUE PLANO PERFEITO! Já que convencer adultos é mais difícil, agora a gente vai influenciar crianças indefesas, inocentes, tirando delas o que há de mais valioso, A INOCÊNCIA! Gente isso, é horrível! Queremos tocar na inocência de crianças… Inocência essa que tornou a propaganda do Burger King tão NATURAL e fácil. Não precisou de muito roteiro! Elas só se expressaram, sabe? Mas daí você lê as 9394384782 de mensagens/posts e blablablá e você é convencido de que HÁ UM DESEJO GENUÍNO DE QUE A GENTE (movimento LGBT) quer DESTRUIR A INOCÊNCIA QUE FEZ A PROPAGANDA DO BK SER TÃO BONITA! Não faz sentido? Não é óbvio? Não tem concretude? É palpável, só não vê quem não quer!

Deixa eu te perguntar: Você sabe me dizer o que são pedaladas fiscais? Tipo, sem precisar ir ao google, ou a uma reportagem da #GloboLixo (que naquela época era O MAIOR VEÍCULO DE INFORMAÇÃO E COBERTURA CREDBILIZADO DO PAÍS). Explica aí, rapidão, o que são pedaladas fiscais.

6 Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica!
7 No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.
8 Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes. (Salmo 86: 6–8)

Deus, acho que hoje é um dia de súplica! De verdade! Eu to cansado! Eu to EXAUSTO! Campestrini morreu… Foram, 14 tiros! Deus, 14 tiros! QUATORZE! CATORZE!

Eu acordei antes das 7 da manhã, agora são 11:14 e desde que eu acordei eu NÃO PAREI DE OUVIR ESSA MÚSICA! Sei que escrevi bastante, mas ainda há MUITO A ESCREVER, então ouve aqui enquanto você pega um suco e logo abaixo tem mais texto meu pra ler, porque EU AINDA NÃO ACABEI!

Santo, és incomparável
És inigualável
Abre os meus olhos Senhor

Mostra quem TU ÉS
E enche
O meu coração
DO AMOR que faz
Mudar o mundo!

Eu PRECISO de amor! Eu preciso do amor que faz MUDAR O MUNDO! Mas que mundo? O mundo de crianças sob ataque? Eu vivo nesse mundo? Não sei, o post parece convincente, as palavras são bonitas, a retórica é interessante… O que eu tenho de CONCRETO? Crianças sob ataque? Que crianças? De onde? Que ataque? Quem tá atacando? O que eu tenho de CONCRETO?

Entendam, eu PRECISO fazer esse exercício TODOS OS DIAS porque se não eu surto! Eu não faço esse exercício SÓ PORQUE eu sou político e quero propor retórica! Eu tenho uma mente que pode me levar a lugares profundamente perversos, sombrios e perigosos! Eu NÃO TENHO outra alternativa! Eu preciso fazer esse exercício! O TEMP INTEIRO! Agora vamos ao exercícios: O QUE EU TENHO DE CONCRETO?

Eu vou construir
Minha vida em Ti
Tu és meu FUNDAMENTO

Eu vou CONFIAR
Somente EM TI
Não vou ser abalado!

O QUE EU TENHO DE CONCRETO?

Bom, eu tenho, uma propaganda que tá DANDO MUITO DINHEIRO PRO BURGER KING!!! Perceba, PARA O BURGER KING!! Eu mesmo sigo aqui sem renda fixa mensal… Esse é o mundo que eu vivo? Que mundo? O mundo que MATOU A KERON! O mundo em que o segredo de justiça é respeitado pra um adolescente que ATEOU FOGO numa travesti (e graças a Deus é respeitado), mas que foi QUEBRADO e fez UMA MULTIDÃO SE REUNIR NA PORTA DE UM HOSPITAL E GRITAREM “ASSASSINOS” enquanto UMA CRIANÇA DE 10 ANOS ESTUPRADA fazia um procedimento LEGAL de Aborto!

NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SOB ATAQUE!

Mas tá, ainda tem novo testamento!

28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
31 Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
33 Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito:

“Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”.

37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:28–39

Eu JURO que não fui eu que escolhi os textos! Na verdade, eu tenho como provar que meu bispo me chamou pra pregar na Sexta-feira e que ele mandou os textos e eu avisei que só veria isso no domingo de manhã porque o fim de semana tava cheio. A experiência com a Trindade não seria menos potente se eu tivesse escrito, mas de qualquer forma, acho importante que vocês saibam disso.

Sabe, esse trecho da bíblia tem 4 partes, sendo o primeiro a anunciação de quem Deus é e que, sendo quem É, nos amou e nos chamou pra Sua glória (28–30), seguido pela parte em que Paulo propõe que “nada pode deter esse amor” (31–35), tendo na sequência a terceira parte em que o compromisso com esse amor de Deus faz com que, em resposta a Ele (Ele quem? O amor ou Deus? Então, na verdade, tanto faz porque amor é a essência de Deus), nós nos colocamos disponíveis a sofrer o que for necessário (36) e finalmente dizendo que independente do que a gente sofra, porque podemos sofrer e certamente sofreremos, ainda assim, NADA PODE DETER ESSE AMOR! (37–39)

Na verdade existem outras possibilidades para traduzir o versículo 28

“Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem dos que ama a Deus”

“Sabemos que em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam, para trazer à existência o que é bom, com os que foram”

Bom, eu realmente fico pensando em como todas as coisas concretas que eu descrevi acima podem “cooperar” pro meu bem… Assim, eu sei que Coopera pra um monte de Pastor Progressista que é homem-cis-hetero e que usa a luta LGBT e a pauta pra conseguir like. Eles tem tweets incríveis, são ‘hitados’ e ‘hypados’ e todo mundo gosta de seguir nas redes, sabe? Midia Ninja até repostou. É ÓBVIO que quando eles foram pra GNT dar entrevista eles não falaram sobre os VÁRIOS MOVIMENTOS LGBTs evangélicos que já existem, inclusive venderam o curso que eles (pastores progressistas que não são LGBTs) produziram sobre “Biblia e Homossexualidade” com o conteúdo que consumiram GRATUITAMENTE das nossas redes sociais. Aliás, depois é no MEU WHATSAPP que eu recebo mensagem pedindo ajuda pra entender “que história é essa de que a disseminação da tradução bíblica do Novo Testamento (NT) como homossexuais aconteceu junto as notícias de Peste Gay?”.

Deus, é esse o tipo de “cooperação” que o meu sofrimento e o de toda a minha comunidade causa? O Burger King ganhando dinheiro, Inadequados ganhando dinheiro! Nós temos uma formação de 96 horas + 2 leituras com resenhas + mentoria e atualmente nós NÃO TEMOS COMO CUSTEAR AS BOLSAS QUE OFERECEMOS… Temos cursos de 6horas só sobre os textos de terror, se quiser… Mas você vende seu curso a 69,90 e UAL, QUE CONTEÚDO INCRÍVEL! Sabe, pastor, eu não resolvi o texto de Romanos e Levítico pra vender isso a 69,90… Eu resolvi o texto de Levítico, Romanos e todos os outros PORQUE MINHA EXISTÊNCIA DEPENDEU DISSO! Eu tentei suicídio! Eu to me formando pra ser biblista e eu posso explicar pra quem quiser sobre o avanço da popularização de homossexuais como tradução do NT na década de 80. Não fiz um Google Rápido! Eu TRADUZI documentos… Eu fiz pesquisa de maneira séria!

É isso que nós somos? Uma mercadoria? Uma força pro branding? Um tweet descolado? Hey, por que você não CITOU O FATO DE QUE EXISTIMOS? Por que você tá mais interessado em ser um “inadequado descoladão” do que em DE FATO disseminar QUEM RESISTE DIANTE DESSA VIOLÊNCIA TODOS OS DIAS?

As pessoas gostam de gozar com meu corpo… Nossos corpos, LGBTs não apenas alvo de repulsa, violência e preconceito! Também somos alvo dos mais profundo desejos entranhados da sociedade secreta dos banheiros alheiros. O Brasil, por exemplo, é o país que MAIS CONSOME PRONOGRAFIA TRANS NO MUNDO! (somos também o que mais assassina, mas isso não dá tanto like de compartilhar). Se eu contar pra vocês o tanto de Pastor famoso com seus 30mil seguidores que prega cura-gay/Celibato/Abstenção/ e abre chat secreto comigo pra trocar nudes, olha… A galera diz no púlpito que odeia, mas lá no secreto (aquele secreto que só você e seu Pai, que está em secreto, vê) a galera GOSTA! Gosta e goza! Ou vocês acham que os pastores que me procuram em chat secreto querem aconselhamento pastoral? Todo mundo sabe que eu tenho uma ética pastoral de NUNCA COMPROMETER quem eu acompanho. Inclusive me orgulho de dizer que me inspiro em Raabe pra preservar a saúde e segurança dos meus!

Veja, nada contra a nude alheia, (inclusive troquei algumas vezes, sem crise), mas, sabe… Não é como se gozar com meu corpo fosse algo consentido! Vocês me consomem e nos consomem pra ter prazer! Pra ganhar dinheiro… Vocês todos… Fundamentalistas, Progressistas cis-heteros…

Gozam com meu corpo! Gozam com nossos corpos! CONSOMEM meu corpo! TODOS OS DIAS! O tempo todo! Quando alimentam a indústria pornográfica assistindo aos mais diversos vídeos naquela aba anônima que não fica no histórico! Quando vendem curso de um conteúdo que NÃO ESTUDARAM DIREITO e querem que eu, de graça, responda suas perguntas no whatsapp pra você capitalizar em cima disso! Quando me tiram de uma live porque notoriamente você viu que seu repertório é limitado e que você sabe que não consegue se sustentar!

Eu vou CONFIAR
Somente EM TI
Não vou ser abalado!

Porque Ele vive
Posso crer no amanhã
Porque Ele vive
Temor não há
Mas eu bem sei
EU SEI (eu sei?)
Que a minha vida
Está nas mãos do meu Jesus
Que vivo Está!

PS: trecho do hino Deus Enviou do Cantor Cristão)

E a minha mente retoma a pensar: O QUE NÓS TEMOS DE CONCRETO?

De concreto, eu tenho o fato de que, no final da live, eu recebi uma notificação de “Obrigado pela sua participação” e de que depois eu solicitei pra participar e você disse que não tava vendo a solicitação! Eu tenho o print, mas sabe, não vale a pena disputar com você… afinal, diante de TODA A MERDA ao meu redor, eu preciso entender que você precisa ser “o menor dos meus problemas” e que eu tenho outras prioridades do que reivindicar direito autoral… Afinal “tem lugar pra todo mundo nessa ciranda”.

NÃO! NÃO TEM LUGAR! ME EXPULSARAM DA MESA! Eu REIVINDIQUEI MEU LUGAR! EU BATI O PÉ! E pro medo e susto de vocês… Eu AINDA NÃO MORRI POR ISSO!!!! Então, antes que eu morra e você talvez até use a minha morte pra ganhar mais like e vender mais ainda seu curso sem profundidade alguma, eu quero que você saiba que A MINHA VIDA NÃO EXISTE PRA COOPERAR COM SEU INTERESSE PESSOAL DE APARECER!

Minha luta, meu corpo, minha existência NÃO É UMA MERCADORIA PRA VOCÊ!

O que eu tenho de concreto? Quase 500mil mortes por COVID, escândalos em uma CPI! Você sabe o que é uma pedalada fiscal? Você sabe como funciona um processo de Impeachment? Você sabe do que morreu o ator Paulo Gustavo? Você sabe o nome do seu vizinho que morreu de Covid? Ou daquela irmã da sua igreja que ficou entubada por dias, mas venceu o vírus? Você sabe o nome de alguém de Manaus que morreu por falta de Oxigênio? Você sabe ler e-mail? Aqui quem fala é ela, a Pfizer! Você sabe o que é pedalada fiscal? Ou você já esqueceu?

O QUE EU TENHO DE CONCRETO! EU NÃO POSSO SURTAR!

Bom, eu tenho um sermão pra pegar, isso é bem concreto, então vamos ao texto… Ainda no v.28 o texto fala sobre “os que foram chamados de acordo com o seu propósito”. E aí, qual é o propósito?

Bom, os v. 37–39 mostram que o objetivo principal é SER AMADO! Esse é o principal objetivo! É pra isso que eu existo! Keron merecia ser AMADA! Mas jajá chegaremos lá

A sequência da primeira parte (v. 28–30), tem uma lógica bonita demais que é entender que:

  • Ele nos conhece de antemão (v. 29)
  • Porque me conhece me vocaciona (predestina) como IMAGEM E SEMELHANÇA (v. 29)

O versículo 29 deixa evidente. DEUS SEMPRE SOUBE QUE EU ERA GAY! E justamente por me conhecer, de antemão, como GAY, me chamou pra ser IMAGEM DELE!

Essa sequência (v. 30) se torna potente

  • Porque me vocaciona (predestinou), me chama
  • Porque me chama, me justifica,
  • Porque me justifica, me glorifica

Deus, em sua soberania, resolveu GLORIFICAR MEU CORPO GAY como celebração da Imagem e semelhança dEle! Deixa eu me apresentar novamente:

Bob Luiz Botelho, 27 anos, Reverendo da Iglesia Antigua de Las Américas, Vicário Episcopal para o Brasil, Teólogo, Biblista em Formação, Coordenador Executivo Geral do Evangélicxs Pela Diversidade, acadêmico de Geografia pela UFPR, pesquisador em Geografia da Religião com tema focado em Diversidade Sexual e de Gênero. Um brinde! Saúde!

Minha foto quando estava fazendo o Brinde no Jantar de Formatura do meu Terceiro Ano no Colégio Militar de Curitiba em 2012

Tá… legal… Mas… e agora? Que diremos pois diante disso?

Sabe, eu queria poder romantizar o versículo 31 e dizer “Quem será contra nós?” num tom satisfatório de que ninguém será contra nós. Aliás, tem muito louvor cantado nesse sentido né?! Bom, do lado de cá tem muita gente contra nós… NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SOB ATAQUE!

O v.32 é uma tentativa de dizer que, ainda que tentem dizer o contrário, EU SOU FILHO DE DEUS! Ah, eu preciso me apegar a esse versículo todos os dias, porque é todo dia uma justificativa diferente do “como assim você se diz pastor?”

Avisa Paulo que eu tenho uma lista ENORME de “Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus?” … Ah, tenho uma lista enorme de acusações também!

Me acusaram de “sequestrar” uma jovem linda que em seus 18 anos estava em cárcere privado pelo pai, pastor evangélico, ao que a polícia pega o FLAGRANTE CRIME de agressão física (ela estava sangrando) e cárcere, mas preferiu PEDIR paciência dela. Bom, pelo menos essa acusação eu devido com a minha igreja inteira, né?! Hahahahaha

Bom, queria que me acusassem também de ter visto ela se desenvolver, tomar autonomia, encontrar um emprego, ir bem no ENEM, passar numa Universidade Pública (em primeiro lugar dentro do seu critério de concorrência). A propósito, também faço questão de dividir essa acusação com todo mundo envolvido no processo! É um prazer, pessoal!

“Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós” (v. 34). Cristo, será que você consegue interceder pela criança de 10 anos? E pelo corpo de Keron? Foi ela que morreu também! Mas, sabe, diferente de Ti, ela não ressuscitou. Aliás, foi pra isso que o Senhor venceu a morte, não foi? Foi pra que NINGUÉM MAIS TIVESSE QUE MORRER DE FORMA INJUSTA!

Nossas crianças estão sob ataque! Jesus morreu por nossas crianças! Não vamos permitir mais que nossas crianças morram! E que NINGUÉM MAIS morra! #JustiçaPorAnaPaulaCampestrini

Até hoje as pessoas querem me vencer pelo cansaço! Porque olha, deixa eu dizer, CANSA! Eu estou CANSADO DEMAIS! Estou EXAUSTO!

O v. 35 coloca algumas coisas em voga como tema de discussão sobre Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação? Bom, eu estou bem atribulado! Ou a angústia? É, to angustiado também! A perseguição? Sim, sou perseguido! E a fome? Lembro-me das população LGBT que é expulsa de casa e se torna pessoa em situação de desabrigo e que tem fome porque o lar não os quis mais. Nudez? E quem é LGBT em situação de rua em Curitiba, será que aguenta esse frio? Quem sabe… Perigo? Tipo ser LGBT em Curitiba com seria killer, 14 tiros, etc… Espada? Bom, acho mais difícil espada, arma de fogo serve?

E daí eu lembro do v. 36 e do refrão!

Eu vou construir
Minha vida em Ti
Tu és meu FUNDAMENTO

Eu vou CONFIAR
Somente EM TI
Não vou ser abalado!

Não! Vocês não vão conseguir! Eu estou cansado! Mas vou descansar! E por que sou AMADO POR ELE, continuarei RESISTINDO! Ainda que eu seja considerado ovelha ao matadouro por habitar no país que mais mata lgbT’s do mundo, eu vou resistir! E não apenas resistir!

Eu vou CELEBRAR! A festa será minha resistência!

Inclusive, estão todos convidados, viu?!

Porque em TUDO ISSO, em MEIO A TODO ESSE CAOS! NO MEIO DESSE TURBILHÃO DE COISAS:

Eu e Guilherme nos casamos
Nós estamos morando num Apto no Centro de Curitiba
Nós temos recebido apoio de muita gente importante pra nós
Nós temos sido surpreendidos com muita gente que não esperávamos receber apoio

Por meio dAquele que nos amor! Por meio do AMOR! O amor que faz mudar o mundo! O amor que MOSTRA QUEM ELE É! ELE É AMOR! (v. 37)

E é por isso que eu estou bem convencido:

Nem morte nem a vida podem separar Keron Ravach e Ana Paula Campetrini do amor de Cristo. Keron, minha linda, agora você tem uma casa com quintal grande pra brincar… Ana Paula Campestrini, minha amiga… Descansa em paz, lutaremos por sua Justiça #JustiçaPorAnaPaulaCampestrini

Nem anjos nem demônios podem separar as pessoas LGBTs que hoje estão em centros de cura gay tentando achar “raíz dos problemas” e tirarem demônios de si…

Nem o presente caótico com um presidente genocida no Brasil ou o futuro com quem quer que seja…

NEM QUAISQUER PODERES! Não vão nos calar! Nem gozar com nosso corpos!

Nem altura ou profundidade poderão separar cada Bobby (do filme “Orações para Bobby”), que se jogou de um viaduto para se suicidar do amor de Cristo. Voem, queridas, querides e queridos Bobbys. Continuaremos a lutar pra que esse mundo seja digno de suas presenças!

Nem QUALQUER OUTRA COISA DA CRIAÇÃO (inclusive vocês, cis-héteros, que acham que a gente não deveria existir), vocês JAMAIS SERÃO CAPAZES DE SEPARAR NOSSOS CORPOS DO AMOR DE CRISTO

Eu sou Bob, eu tenho orgulho de ser cristão, e orgulho de ser gay!
Feliz dia do orgulho LGBT

--

--

Bob Luiz Botelho

Missionário por motivos de força maior. Reverendo e pastor na Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA-Brasil). Fundador do Evangélicxs Pela Diversidade