Prazer, Orgulho e Ministério!

Bob Luiz Botelho
3 min readJun 28, 2023

--

“Em ti me alegrarei e saltarei de PRAZER; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” Salmos 9:2

A gente fala pouco sobre PRAZER no Cristianismo né?! A gente aprendeu a viver uma fé que não aceita o fato de que somos corpos que sentem prazer. Tentaram roubar isso de nós. E as vezes até dentro do campo cristão LGBTI+ a gente aprende a privar o prazer como resposta a um Deus que quer disciplinar a gente.

Minha vida no ministério não é fácil! Os desafios me fazem pensar e repensar essa carreira todos os dias! E eu falo sobre isso… Mas junto disso, tem a gostosa e PRAZEROSA experiência de ver meu CORPO inteiro! Ali, totalmente entregue! Com tudo o que ele pode ser.

Nancy Cardoso fala sobre expropriação erótica da fé em um texto onde ela comenta sobre como os momentos de adoração se tornaram experiências de domesticação da experiência de prazer. E é por isso que a gente se entrega, se joga, chora… Porque logo depois vamos aprender no púlpito que o prazer é um erro, uma falha, algo que deve ser controlado.

Uma forma de suavizar essa violência contra nós, é sempre falar que Deus é amor… Mas que tipo de amor Deus pode ser? Até onde vai a possibilidade de amor de Deus em nós? Se Deus é amor, ele é a TOTALIDADE do amor, inclusive o amor que sente PRAZER!

Por muito tempo no meu ministério, me debrucei sobre livros, artigos acadêmicos, léxicos, originais! E nada disso vai deixar de acontecer… Continuarei sendo o Pastor que prega por exposição bíblica… Continuarei sendo o Geógrafo da Religião que fala de contexto, mostra mapa, fala da cultura…

Mas quero dizer que minha experiência de fé não é só essa… MEU CORPO É DÁDIVA! O templo que em mim se faz corpo, é templo de festa, adoração! E adoração com danças!! Eu tenho PRAZER em Adorar a Deus com meu corpo! Dentro e fora do templo-prédio, porque o templo-corpo nunca fecha e mesmo em meio ao sofrimento que falei lá em cima, vou SEMPRE fazer festa!

Então saibam, que além da intelectualidade cognitiva, serei o pastor da unção com óleo, da dança profética, dos panos… Serei o pastor que fala sobre corpo e sobre PRAZER! Porque a Bíblia mostra um Deus que olhou pro meu corpo, moldado por Suas mãos, e viu que era MUITO BOM!!!

Feliz dia do ORGULHO! É um PRAZER servir!

— — Apoio o meu ministério e acesso conteúdo exclusivos a partir de R$5,00 por mês. Acesse: https://apoia.se/mundodebob

--

--

Bob Luiz Botelho

Missionário por motivos de força maior. Reverendo e pastor na Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA-Brasil). Fundador do Evangélicxs Pela Diversidade